O respeito à natureza está presente em todas as ações e decisões da Jacto. Aqui, entendemos que fazemos parte de um grande ecossistema e temos responsabilidade com os rios, fauna, flora, governos, agências regulatórias, pessoas e a sociedade como um todo. Buscamos minimizar o impacto ambiental de nossos produtos e processos, reduzir o uso de recursos naturais e gerar menos resíduos.
O cuidado em produzir de forma correta levou em 2013 a uma importante conquista: a certificação ISO 14.001, norma internacional sobre meio ambiente e sustentabilidade. É uma garantia perante o mundo de que a empresa produz dentro dos padrões de respeito ao meio ambiente. Desde então, a Jacto tem passado por auditorias periódicas pela certificadora, sendo sempre aprovada.
Damos ênfase ao máximo aproveitamento de todos os materiais utilizados na produção de nossas máquinas e equipamentos. Os resíduos e sobras são mantidos em local seguro e coberto, sendo encaminhados para reciclagem ou reutilização. Também é mantido um programa de coleta seletiva de lixo dentro de todas as áreas da empresa.
As águas do processo de produção são tratadas na própria empresa e os resíduos resultantes encaminhados para tratamento especializado. Para garantir a qualidade da água que retorna à natureza, a Jacto realiza mais análises do que o exigido pela legislação.
Estamos engajados também no uso eficiente da água em nossos processos de produção. Há captação de água de chuva para ser utilizada na refrigeração das máquinas, sem necessidade de tratamento químico. Outra iniciativa é a reutilização da água colocada nos tanques dos equipamentos de pulverização para testes. Assim, reduzimos a quantidade de água retirada da natureza através de poço artesiano ou que chega à empresa pela rede pública de abastecimento.
Em 96 mil m2 de área construída, a planta de Paulópolis, inaugurada em dezembro de 2023, segue os conceitos de sustentabilidade que reiteram a responsabilidade da Empresa com o meio ambiente. Cerca de 12 mil placas solares foram instaladas para a geração de energia e até 90% da água utilizada nos processos da fábrica podem ser reutilizados.
Outro destaque da nova planta são os conceitos da indústria 4.0 com tecnologias e instalações altamente modernas e sustentáveis. A fábrica possui sistema automatizado de pintura, movimentação de materiais realizada por veículos autônomos (AGVs), entre outras tecnologias de vanguarda totalmente integradas ao sistema MES (Manufacturing Execution Systems), com monitoramento e coordenação online de todo o processo produtivo, minimizando o uso de papel.
Como membro do grande ecossistema, a Jacto está sempre cuidando dos seus processos e buscando oportunidades de torná-los mais sustentáveis.