Tecnologias de aplicação eficientes são destaques da Jacto na Expocitros
JUNHO, 2024 - A Jacto marca presença na 49ª edição da Expocitros, que será realizada dos dias 4 a 7 de junho, em Cordeirópolis (SP). Durante o evento, que é considerado um dos maiores de citricultura da América Latina, a Empresa irá expor soluções inovadoras para uma pulverização mais assertiva.
Os visitantes da feira poderão conhecer de perto o Arbus 4000 JAV, primeiro pulverizador autônomo brasileiro disponível no mercado. O equipamento se destaca pelo uso de inteligência artificial na operação. Por exemplo, utiliza câmeras, laser e sinal de GPS para trafegar de forma autônoma dentro da cultura de citros.
Além disso, é possível contar os frutos enquanto ele estiver pulverizando, realizando uma estimativa de produtividade. O veículo apresenta gerenciamento de controle de obstáculos inteligente, que para automaticamente quando identifica algo obstruindo o caminho.
Outro destaque dessa máquina é o sistema de pulverização, com a torre de múltiplos ventiladores acionados eletricamente, que permite uma aplicação convergente, com possibilidade de ajuste da distância dos defletores na planta, fazendo com que todo o produto seja direcionado de maneira eficiente. Desta maneira, o sistema permite atingir até os alvos mais difíceis, encontrados no interior da copa, próximo ao tronco, como o ácaro da leprose dos citros.
Palestra
A evolução dos pulverizadores voltados para a fruticultura e citricultura será tema de palestra da Jacto durante o evento. O especialista em pulverização Fabiano Griesang falará na sexta-feira, 7 de junho, a partir das 9h30, sobre as tecnologias presentes nos equipamentos e seus benefícios.
Por exemplo, o circuito de pulverização do Arbus 4000 Multisprayer, outro equipamento inovador da Jacto. Com bomba de pulverização de 150 ou 190 L/min e controlador de vazão com tecnologia Multicontrol, com 8 seções, o pulverizador mantém a taxa de pulverização constante por hectare, com correção rápida da vazão em mudanças de velocidade. O sistema gera ainda mapas de pulverização e possibilita o acompanhamento das operações.
Outra tecnologia em destaque é o conjunto de sensores de reconhecimento de plantas, o qual permite o acionamento automático das seções, de maneira independente e de acordo com o tamanho da planta. Assim, plantios novos ou replantas recebem a pulverização apenas do segmento inferior da torre, enquanto árvores adultas recebem a pulverização da torre inteira.
Deste modo, os locais de falhas ocasionadas pela erradicação de plantas, bem como pontos onde houve o replantio, recebem somente a quantidade necessária de produtos, economizando o uso de insumos.
“Em nossa palestra, vamos falar também das vantagens do uso da transmissão elétrica para acionamento dos multiventiladores do Arbus 4000 Multisprayer, bem como entraremos em detalhes sobre o pulverizador autônomo Arbus 4000 JAV e os benefícios da torre multiventiladores, com corte automático de seções, telemetria e sensores de inteligência artificial para ajustes de configurações e estimativa de produção de laranja”, comenta o especialista.
Equipamentos portáteis
Durante o evento, o produtor poderá conhecer as novidades da linha de equipamentos portáteis da Jacto. Produtos de alta tecnologia, que oferecem soluções inovadoras e econômicas para facilitar a rotina no campo.
O primeiro lançamento será o pulverizador costal a bateria de alta pressão Jacto SB-18P. Com um reservatório de 18 litros, sua bomba de alta capacidade pode atingir até 150 psi, são 3,8 litros por minuto de vazão em aberto. Para o produtor que procura mais agilidade para a jornada de trabalho, o Jacto SB-18P é o equipamento ideal. Simples de usar, possui potenciômetro para ajustes finos da pressão e 02 baterias de lítio-íon recarregáveis. Ainda conta com 03 anos de garantia nas baterias e no equipamento.
Outro grande destaque é o pulverizador costal a bateria Jacto SB-20B. Desenvolvido internamente, esse equipamento oferece design ergonômico e excelente custo-benefício, sendo reconhecido pela durabilidade da bomba, que tem 5x mais vida útil que as similares do mercado, e pela disponibilidade de peças de reposição. O equipamento também conta com 03 de garantia.
Equipamentos para Poda - A Jacto também lançará a tesoura de poda a bateria Jacto PB-25, com abertura de até 25 mm e design ergonômico, pesando apenas 670 g. evitando assim as dores no punho. Com rendimento operacional 3x maior que métodos manuais, oferece versatilidade com três opções de abertura de corte: 12,5 mm, 18,7 mm e 25 mm.
Em quatro dias de programação, a Expocitros deve receber mais de 10.000 participantes, mais de 30 palestras com informações compartilhadas, networking com especialistas, profissionais e empresas do agronegócio no setor.