Atenção: cintilação ionosférica pode causar atrasos na chegada de sinais GNSS/GPS
Estamos novamente passando por mudanças na atmosfera que impactam diretamente na rotina do produtor rural.
De acordo com a NOAA Space Weather Scales, uma explosão solar de intensidade R3 (Strong) ocorreu na última quinta-feira (03/10), resultando em um aumento na frequência e força da cintilação.
Essa alta atividade solar persistirá até o próximo sábado (05/10) e pode causar atrasos na chegada de sinais GNSS, aumento do erro e redução da disponibilidade de soluções de navegação por satélite.
Isso significa que a confiabilidade do GNSS pode ser comprometida durante a cintilação, podendo causar interrupções nos sistemas de direcionamento automático das máquinas.
Ressaltamos que a intensidade da cintilação é imprevisível e pode ocorrer globalmente, independentemente do fabricante ou marca do equipamento.
Uma das maneiras de mitigar a falha ocasionada pela cintilação ionosférica é evitar horários de pico de atividade: após o pôr do sol e antes do amanhecer.
O melhor meio de proteção contra cintilação é garantir mais sinais de satélite para rastreamento de GPS e diversas fontes de sinais através de correções.
A equipe da Jacto Next está à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.